sábado, março 25, 2006

Ar-rafyq qabla at-taryq*


* "o companheiro antes da viagem", provérbio árabe.


"Além disso, eu tinha desaprendido completamente a sua linguagem, a linguagem que também tive antes, e, embora com algum esforço conseguisse talvez recuperá-la, não valia a pena, era tão mentirosa, tão cheia de equívocos, cada palavra querendo dizer várias coisas em várias outras dimensões. Eu agora já não conseguia permanecer apenas numa dimensão, como eles, cada palavra se alargava e invadia tantos e tantos reinos que, para não me perder, preferia ficar calado, atento apenas ao borbulhar de borboletas dentro do meu cérebro. Quando foram embora, depois de preencherem uma porção de papéis , olhei para um deles daquele mesmo jeito que André me olhara. E disse-lhe:

- Só se pode encher um vaso até a borda. Nem uma gota a mais."

(excerto de Uma história de borboletas, de Caio Fernando Abreu)

"Êxtase estupefaciente é o momento em que o sádico atinge o zênite da afetividade. Ou o nadir do sentimento? O apogeu, o perigeu, os vértices invertidos da paixão. Que tal? O sadismo é uma perversão micro-política"

(excerto de A grande arte, de Rubem Fonseca)


Atenta demais ao borbulhar de toda a sorte de insetos para escrever... esperando o inferno astral passar... observando os meus frêmitos... sorrindo ao percebê-los na outra... enchendo meu vaso até não mais poder! Elocubrar é inútil, devo advertir...

3 comentários:

Anônimo disse...

Mariposa


De escarlate pintou os lábios.
Vestiu-se de transparências.


Mais uma vez, ela sabia que o cetim a esperava.


A porta foi aberta e um homem adentrou-lhe os aposentos.


Tudo estava completo, mas, e os olhos?
Ah! Estes eram apenas ausências...
_________________________________

Mariposa


Clips metálicos entre chão e parede,
mariposa discreta
entre nervuras dum pesado tecido de noiva,
cama quieta, distante.
À noite, a testemunha de um cômodo deserto.

Anônimo disse...

veja você
o arco-iris nao mudou de cor. e
as cores dos teus dias pintam com charme a minha leve vontade de ouvir tua voz baixinha. rs !


beijao,moça!

Anônimo disse...

Nanine, estou em busca desse texto completo. Manda pra mim??? Cheiro.