quinta-feira, março 16, 2006

Molambo com uma peça de pano pra se costurar mentira





Esse corpo de lama que tu vê
é apenas a imagem que sou
Este corpo de lama que tu vê
é apenas a imagem que é tu

Que o sol não segue os pensamentos
mas a chuva muda os sentimentos
Se o asfalto é meu amigo, eu caminho
como aquele grupo de caranguejos
ouvindo a música dos trovões

Este corpo de lama que tu vê
é apenas a imagem que sou
Este corpo de lama que tu vê
é apenas a imagem que é tu

Fiquei apenas pensando que seu corpo
parece com as minhas idéias
Fiquei apenas lembrando
que há muitas garotas sorrindo em ruas distantes
há muitos meninos correndo em mangues distantes

Esta chuva de longe que tu vê
é apenas a imagem que sou
Esse mangue de longe que tu vê
é apenas a imagem que é tu

Deixai que os fatos sejam fatos naturalmente,
sem que sejam forjados para acontecer
Deixai que os olhos vejam os pequenos detalhes lentamente
Deixai que as coisas que lhe circundam estejam sempre inertes
como móveis inofensivos para lhe servir quando for preciso
e nunca lhe causar danos,
sejam eles morais, físicos ou psicológicos

Corpo de Lama
, Nação Zumbi (pula aê, Recife!!!)

***

"Oh, não se pode evitar", disse o Gato, "todos são loucos por aqui. Eu sou louco, você é louca."
"Como você sabe que eu sou louca?", indagou Alice.
"Você deve ser", respondeu o Gato, "ou então não teria vindo aqui".

excerto de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.


***


O Ministério da Saúde adverte: cair em si pode causar traumatismo craniano, a depender do tamanho do abismo! aham. mas não façamos alarde. a maior parte das pessoas não têm um "si", são simulacros de qualquer coisa que poderia ser ótima, que poderia ser encantadora, que poderia ser única... se fossem! simulacros constituídos de "se". uma letra muda tudo. ai, o léxico. ai, o "si".

trautiei um blues, mas o samba me puxou pela mão e sussurrou no meu ventre, como que para evitar uma queda, que o samba mora em mim, que eu levasse ele para a passarela e não pusesse nome na fita amarela - Coutinho, Coutinho... e Larissa também! como não atender a isso? pergunte ao pó. pergunte à percussão. pergunte a todas aquelas pessoas clamando pelo mangue!carangueijos de andada. alguns deles simulacros, sim, mas ali, todos eram "si".

com efeito, algo revirou-me o estômago. não poderia assegurar se foi a droga que eu ingeri ou se foi a droga que me enfiaram goela abaixo. Love, the drug I'm needing, got to keep this feeling. pedi na farmácia mas não tinha no estoque. não servia eplocler? ô, fazer o quê! saí com aquela satisfação pela metade, um quê de indignação nela. como assim não tem? como assim se eu sinto? sempre! ai, Alice, está em você, estúpida! não se comercializa, não se forja. o que se pode esboçar no "se" é romance. your turn to play, darling! tudo bem que não tenha na farmácia o que busco, mas bem que podia ter envergadura moral, né? e saio da farmácia-supermercado com meu epocler e meu...hum...o quê mesmo? não lembro, mas não faz importância. posso garantir que não foi envergadura moral!

no final das contas, pra quê tanta frustração? para onde fui, não era preciso nem um nem outro. não obstante seja uma fundamentação fascista, manipular uma pessoa só é que é veleidade. uma multidão, era transe, era delírio, era eclipse oculto. então, me esgueirei por entre eles, comi terra, lambi luas, fui atravessada pelas vozes, currada pelo batuque. ninguém notou mas eu e a lua sabíamos. o orgasmo veio com o saber-me "si" e molhou as flores de vidro do "se". mas, no meu jardim de veleidades, elas não poderiam ser fecundas, nem que toda a minha intensidade escorra sobre elas até ficarem submersas. nada brota do "se".

4 comentários:

Anônimo disse...

"-Com licença Sr.Pode me informar qual é o caminho para se sair daqui?Disse Alice.
- Depende de onde você queira ir.Falou o gato.
-Eu quero ir para qual quer lugar,desde que seja bem longe daqui.
- Então qualquer caminho serve.Disse o gato com um sorriso de escárnio na boca."
Pois... ben, ops!digo, Bem... Se não sabemos bem para onde queremos ir o que temos que é ir para qual quer lugar.Ficar parado não leva niguém a lugar nenhum, não é mesmominha gente? Mesmo que seja pelo caminho das lâmpadas e sombras e,"Será que isso são vagalumes ?", das vozes que conspiram e blá blá bululumm blumblin.Qual quer dúvida siga o caminho de estradas amarelas até chegar na cidade das esmeraldas,Lá você vai descobrir "quê"*.

*Caio Fernando Abreu.

alinemm disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Qual? quer ?hohohohohoho sim... Joplin disse que é charmoso tá? "Qual quer" coisa a culpa é dela.

Anônimo disse...

"Oh, não se pode evitar", disse o Gato, "todos são loucos por aqui. Eu sou louco, você é louca."
"Como você sabe que eu sou louca?", indagou Alice.
"Você deve ser", respondeu o Gato, "ou então não teria vindo aqui"

Eu ia comentar, eu juro, mas ao reler pela enésima vez esse trecho...haaaa