quinta-feira, fevereiro 23, 2006

do sempiterno e seus compêndios


" as palavras são assim, disfarçam muito, vão-se juntando uma com as outras, parece que não sabem aonde querem ir e, de repente, por causa de duas ou três, ou quatro que de repente saem, simples em si mesmas, um pronome pessoal, um advérbio, um verbo, um adjetivo, e aí temos a comoção a subir irresistível à superfície da pele e dos olhos, a estalar a compostura dos sentimentos, às vezes são os nervos que não podem aguentar mais, suportaram muito, suportaram tudo, era como se levassem uma armadura..."
*excerto de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
"Se há livros do doutor Lair Ribeiro, por que se arriscar a ler Saramago? Os jornais têm o mesmo efeito. Devem ser lidos diariamente. Como eles publicam diariamente sempre a mesma coisa com nomes e caras diferentes, fica garantido que o nosso software pensará sempre coisas iguais. E, aos domingos, não se esqueça do Silvio Santos e do Gugu Liberato. Seguindo esta receita você terá uma vida tranqüila, embora banal. Mas como você cultivou a insensibilidade, você não perceberá o quão banal ela é. E, ao invés de ter o fim que tiveram os senhores que mencionei, você se aposentará para, então, realizar os seus sonhos. Infelizmente, entretanto, quando chegar tal momento, você já terá se esquecido de como eles eram."
*excerto de Saúde Mental, de Rubem Alves (OBRIGADA, EEK!)
"Eu vou embora sozinha. Eu tenho um sonho, eu tenho um destino, e se bater o carro e arrebentar a cara toda saindo daqui. continua tudo certo. Fora da roda, montada na minha loucura. Parada pateta ridícula porra-louca solitária venenosa. Pós-tudo, sabe como? Darkérrima, modernésima, puro simulacro. Dá minha jaqueta, boy, que faz um puta frio lá fora e quando chega essa hora da noite eu me desencanto. Viro outra vez aquilo que sou todo dia, fechada sozinha perdida no meu quarto, longe da roda e de tudo: uma criança assustada. "
*excerto de Dama da noite, de Caio Fernando Abreu

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei.
pq no fim ou no começo
de tudo as palavras
permanecem esquecidas em algum
lugar quando vc nao pode ser sempre
simulacro.

beijao,querida.

Anônimo disse...

simples assim. Será que seria mais fácil mesmo??
[ou não... será?!]
my peace and quiet was stolen from me.

...

I need sad songs, i need fuel to take flight...