terça-feira, fevereiro 14, 2006

MON REPOS... *


* "meu repouso", em francês.
"já sabemos que desses dois se amam as almas, os corpos e as vontades, porém, estando deitados, assistem as vontades e as almas ao gosto dos corpos, ou talvez ainda se agarrem mais a eles para tomarem parte no gosto, difícil é saber que parte há em cada parte, se está perdendo ou ganhando a alma quando Blimunda levanta as saias e Baltasar deslaça as bragas, se está a vontade ganhando ou perdendo quando ambos suspiram e gemem, se ficou o corpo vencedor ou vencido quando baltasar descansa em Blimunda e ela o descansa a ele, ambos se descansando (...) que entre o amor dos que ali dormiram e a santa missa não há diferença nenhuma; ou, se a houvesse, a missa perderia"
excerto de Memorial do Convento, de José Saramago

2 comentários:

Anônimo disse...

Saramago mexe com meus sentidos de uma forma que eu não entendo muito. O Ensaio da Cegueira está lá em casa inacabado, porque suas letras me causavam depressão. Não é de não gostar, mas sim de gostar demais. Hehehehe. Mas gostei desse trechinho qu vc postou, Nanine. Um cheiro.

alinemm disse...

Entendo perfeitamente o que é se deparar com uma obra tão contundente como essa e saber que se aprofundar nela é muito perigoso... hehehehehehe. Memorial do Convento não fica nada atrás. Depois vou postar um trecho de Ensaio... posso encorajá-la com ele ou afastá-la por mais um tempo! Bisou!